Portal da Transparência

  CMEI Francisca da Silva Caldas

 

Telefone: (42) 3651 8000

E-mails: cmeifranciscadasilvacaldas@gmail.com

 

 

ENDEREÇO: Rua 07 de setembro s/n                                                        

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Manhã 07hrs:40min - 11hrs:40min

Tarde 13hrs:10 - 17hrs:10min

 

Nº DE ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 67 alunos

Nº DE TURMAS: 08

TOTAL DE PROFESSORES: 08

TOTAL DE ESTAGIÁRIOS: Ensino Superior 04       Ensino médio 02

TOTAL DE ADM : 01

TOTAL DE PEDAGOGOS: 01

 

 

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

            O Centro Municipal de Educação Infantil Francisca da Silva Caldas, foi criado e instalado em setembro de 2022, e regulamentado pelo decreto Municipal nº 433/1995. O mesmo localiza-se na Rua 7 de setembro, S/N, Bairro Centro, no Município de Reserva do Iguaçu, Estado do Paraná. Este estabelecimento recebeu o nome em homenagem a uma das primeiras professoras primárias da cidade que começou a sua caminhada no magistério em 1972 numa Escola Municipal Rural Francisca Ayres de Oliveira, na comunidade de Santo Antão. Lecionava de manhã em turma Multisseriada.

            Em 1976 veio para Rondinha (como era chamada a atual Reserva do Iguaçu) fez o magistério no município de Pinhão. E continuava dando aulas na Escola local. E por 25 anos atuou no magistério até chegar na década de 90 e conseguir a tão sonhada aposentadoria, mas professora Francisca da Silva Caldas não parou sua contribuição, quando Reserva do Iguaçu foi emancipado em 1996, ela foi a primeira Documentadora do Município, responsável pela regularização de Todas as Escolas Municipais.

            O Centro Municipal de Educação Infantil Francisca da Silva Caldas atende atualmente 80 crianças e deseja acolher, aconchegar, procurar o bem estar, o conforto físico, emocional da criança e ampará-la em suas novas experiências, ampliando significativamente seu desenvolvimento físico, motor e emocional. No intuito de atingir esses objetivos, temos uma equipe de educadores responsáveis pela acolhida, na qual promovem-se atividades de socialização por meio de jogos, músicas, brincadeiras, cirandas e outros realizado no pátio interno e só então as atividades do dia são encaminhadas.

            Acredita no conhecimento real que todo o ser humano possui e no seu potencial que pode ser desenvolvido em parceria com outras pessoas, o que torna cada educando um construtor do seu próprio conhecimento e elemento fundamental para a construção do conhecimento potencial dos seus pares.

            O Centro Municipal de Educação Infantil Francisca da Silva Caldas, atende à faixa etária de quatro meses a cinco anos de idade, dividindo as turmas de acordo com o que prediz a Deliberação nº02/2005 e Deliberação nº08-2006 do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

             Está em funcionamento nos períodos matutino e vespertino, com professores específicos para cada projeto desenvolvido, além dos regentes que ficam permanentemente com cada turma em sala de aula.

             O objetivo de conhecer o perfil socioeconômico-cultural e religioso da comunidade, contextualizar a comunidade na qual a instituição está inserida e avaliar as motivações e necessidades foi aplicado um questionário a todas as famílias, as quais têm filhos que estudam no Centro Municipal de Educação Francisca da Silva Caldas.

            No contexto socioeconômico e cultural são oriundas de classe média baixa, 98% das residências têm banheiro dentro de casa. 100% das famílias têm o lixo coletado pela prefeitura.

            O Centro Municipal de Educação Infantil tem como foco o desenvolvimento da linguagem e a formação de hábitos e atitudes, atividades diversas de estimulação, socialização, recreação e exploração do ambiente através do educar e cuidar em sua inseparabilidade. Suas ações se pautarão na importância do brincar que é um componente de suma importância na formação do cidadão de direitos. Segundo Vygotsky (1999) “... a brincadeira é uma facilitadora do processo de desenvolvimento”. Nossa intenção é despertar na criança através da brincadeira o desejo de aprender, de ser cuidada e de ir ao encontro do mundo que lhe cerca.

            A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96 redimensiona o conceito de escola e ressalta a importância da participação dos vários segmentos que a compõe, na definição e organização do seu trabalho pedagógico. Uma atribuição dessa magnitude exige uma grande responsabilidade, porque implica na definição dos caminhos que a escola vai tomar e, consequentemente, a construção de sua autonomia.

            A LDB 9394/96 em seu bojo destaca três grandes eixos ligados à construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). O Eixo da Flexibilidade vinculado à autonomia, possibilitando a escola organizar seu próprio trabalho pedagógico. O Eixo da Avaliação que reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis de ensino e o Eixo da Liberdade que se expressa no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

            Considerando esses três grandes eixos a LDB reconhece na escola um importante espaço educativo e nos profissionais da educação uma competência técnica e política que os habilita a participar da construção do Projeto Político Pedagógico. Significa planejar o que se tem a intenção de fazer e de realizar. É buscar uma diretriz, um rumo a caminhar. O que significa muito mais que um simples plano de ensino ou de atividades pedagógicas, embora o Projeto Político Pedagógico também oriente o conteúdo, a forma e a maneira como o conhecimento deve ser construído.

            O ato intencional do Projeto Político Pedagógico é explícito porque possui um sentido claro e definido de forma coletiva entre as palavras política e pedagógica, que dá base e fundamenta o trabalho. Então, por que político? Por que pedagógico? Político não no sentido restrito de uma disputa entre partidos políticos, mas a política que reside num sentido mais amplo: na expressão do compromisso social, na forma de participação de cada um da comunidade e na vontade que leva a uma ação. Toda proposta pedagógica é também uma proposta política por estar articulada diretamente com a formação do cidadão. Define que ser humano se pretende formar, o tipo de sociedade e o espaço pretendido.

            Na dimensão pedagógica residem todas as ações educativas e as características de organização do espaço onde acontecerá o desenvolvimento da intencionalidade política, ou seja, a formação de sujeitos cidadãos, participativos, empreendedores, comprometidos socialmente, críticos e criativos. Por isso, as dimensões política e pedagógica caminham juntas possibilitando o envolvimento de todos os participantes praticando o exercício da cidadania.

            Portanto, Projeto Político Pedagógico é o instrumento que explicita intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo, a sua direção. Ao ser construído coletivamente, permite que os diversos segmentos (comunidade escolar e local) expressem suas concepções de sociedade, escola, ensino aprendizagem, avaliação entre outras. Os pontos de vistas sobre o cotidiano escolar explicitam o que a escola já é, e quanto ela poderá vir ser, com base na definição de objetivos comuns das ações compartilhadas por todo segmentos.

 

DIRETOR/ COORDENADOR: Danieli Conrado

FONE:42.9990973


 

PEDAGOGA: MARIA REGINA CALIXTRO OLIVEIRA

FONE: 42 984357685

 

DOCUMENTADORA ESCOLAR: Ana Carla Machado      

FONE: 4299892040

 

 


Arquivos

Nome Atualizado em Download
CALENDÁRIO ESCOLAR-2023 25/05/2023 16:52:00
LANO CURRICULAR 25/05/2023 17:08:00
MATRIZ CURRICULAR 09/05/2023 13:55:00
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 09/05/2023 13:52:00
REGIMENTO ESCOLAR 09/05/2023 13:56:00