ALERTA PARA A RAIVA: REUNIÃO ORIENTA PRODUTORES RURAIS SOBRE PREVENÇÃO DA DOENÇA

 

Publicado em: 09/12/2024 08:48

Whatsapp

 

Casos confirmados na região de Reserva do Iguaçu acendem sinal de alerta e autoridades sanitárias reforçam importância da vacinação e cuidados. Diante desse cenário, a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, em parceria com a ADAPAR, promoveu nesta quinta-feira (05) uma reunião com produtores rurais, visando esclarecer dúvidas e orientar sobre as medidas preventivas contra a doença.

A iniciativa surge após a confirmação de dois casos de raiva na região e a suspeita de outros. A preocupação com a disseminação da doença é grande, uma vez que a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos.

Durante o encontro, especialistas da ADAPAR, como a Dra. Marcia Zago, o médico veterinário Roland Hedrich e o técnico Antonio Edival Lopes, além do médico veterinário Leandro de Oliveira, abordaram os principais sintomas da raiva em animais, os riscos da manipulação de animais doentes ou com suspeita da doença, e as medidas de controle e prevenção.

O médico veterinário da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Reserva do Iguaçu, Jorge Zandonai, enfatizou a importância da vacinação do rebanho como principal medida para evitar perdas. “Reforçar a ideia de prevenção, com a vacinação de todo o rebanho, é o melhor método para se evitar perdas”, afirmou Jorge Zandonai. Além da vacinação, o uso de pasta vampiricida para o controle de morcegos hematófagos também foi destacado como uma medida fundamental.

A Administração Municipal agradece a parceria entre a ADAPAR e a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural e parabeniza a realização desse encontro com os produtores rurais de nosso Município.

Reforçamos que diante de qualquer suspeita da doenças, o produtor entre em contato coma Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural ou através do telefone (42) 3651-8056.


Imagens