Secretaria de Meio Ambiente solicita: Cuidado ao descartar de resíduos.

Publicado em: 15/05/2020 08:00 | Autor: Assessoria de Comunicação

Alerta: não será coletado nenhum tipo de material destinado irregularmente pelo gerador, considerando que o descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa.

A Prefeitura Municipal de Reserva do Iguaçu por meio da Secretaria de Meio Ambiente, pede a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos baldios e vias públicas.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores, proliferação de vetores transmissores de doenças.

A Secretaria de Meio Ambiente pede a conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais, poda de árvores ou reformas em suas residências deve procurar a secretaria para fazer o cadastro e seguir as orientações de como proceder para o descarte.

Lixo descartado incorretamente é o principal criadouro do mosquito da dengue!

Acompanhe:

O descarte destes resíduos constituídos de material de construção ou entulho de obras ou demolições, de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos pelos geradores e/ou procurar antecipadamente a secretaria para orientações e possível agendamento.

A Secretaria de Meio Ambiente orienta também, aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. Lixo esse que muitas vezes acaba sendo levado pelas chuvas, espalhando pelas calçadas e ruas ocasionando o entupimento de bueiros.

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos!

Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todos  podem e devem ajudar.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume, materiais recicláveis devem ser separados, pois é destinado a associação de catadores que trabalham na triagem manuseando todo material, vamos pensar no próximo.

3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias da coleta em sua localidade, informe-se com a secretaria Municipal de Meio Ambiente (42) 3651-8052.

4. O material proveniente de sobras de material de construção: entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma a secretaria para cadastro e orientações para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

5. Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não será passível de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos às suas expensas e/ou mediante cadastro na secretaria de Meio Ambiente.

Em caso de construção ou reforma; procure o fiscal de obras na Prefeitura Municipal para cadastro e orientações sobre a destinação correta de entulhos.

Descrição: Screenshot_1.jpgDescrição: RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVILEm caso de podas de árvores; procurar a Secretaria de Meio Ambiente para cadastro e orientações sobre a destinação correta de galhos.