MUNICÍPIO DE RESERVA DO IGUAÇU FOI SELECIONADO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS DA ITAIPU BINAC

Publicado em: 15/01/2024 14:04

Nesta manhã (12/01), representantes do Município de Reserva do Iguaçu e da Itaipu Binacional se reuniram para discutir os detalhes da adesão ao Programa de Unidade de Valorização de Reciclagem (UVR). O Município encaminhou um pedido de adesão ao Programa e foi selecionado juntamente com outras 49 cidades do Paraná, marcando um importante passo na busca por práticas mais sustentáveis.

A reunião contou com a presença dos representantes da Itaipu Binacional, incluindo a Sra. Zuleide Maccari, Assessora do Diretor-Geral Brasileiro do Itaipu, Enio Verri, e o Sr. Eduardo Scirea, Assessor do Diretor de Coordenação Carlos Carboni. Os participantes discutiram detalhadamente o funcionamento do Programa de UVR e todos os benefícios para o Município e a ACAMAR - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Reserva do Iguaçu.

Durante a reunião, foram abordados os principais aspectos do Programa de UVR, destacando como a parceria beneficiará não apenas o Município, mas também a comunidade local e a ACAMAR. O Programa visa criar uma unidade de valoração de resíduos, proporcionando uma abordagem inovadora para lidar com a gestão de resíduos e promovendo a economia circular.

Os representantes da Itaipu Binacional compartilharam cases de sucesso sobre as vantagens específicas que a parceria trará para Reserva do Iguaçu, destacando não apenas os benefícios ambientais, mas também os impactos sociais e econômicos positivos. A Sra. Zuleide Maccari enfatizou a importância da parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico da Itaipu e o Município na busca por soluções sustentáveis para o material reciclável.

Além disso, o Sr. Eduardo Scirea abordou como a ACAMAR será fundamental para o sucesso do programa, discutindo melhorias nas condições de trabalho, treinamento adicional e oportunidades de crescimento para os agentes de meio ambiente.

A adesão de Reserva do Iguaçu ao Programa de UVR representa um compromisso significativo com práticas ambientais sustentáveis, alinhando-se aos esforços globais para combater a crise climática, promover um futuro mais verde respeitando-se os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da OCDE. A cidade está pronta para desempenhar um papel de destaque na transformação de resíduos em recursos valiosos, demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

Participaram da reunião, além do Prefeito Vitorio Antunes de Paula, Secretários Municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores Chico Lanzini, Vereador João Pontes, Representantes da ACAMAR e servidores municipais.

Agradecemos ao Diretor-Geral Brasileiro Enio Verri por mais essa parceria entre o Município e a Itaipu Binacional.