Projeto de desenvolvimento econômico avança e capacita equipe técnica de enxertia de Araucária

 

Publicado em: 12/03/2020 08:00 | Autor: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

Projeto de desenvolvimento econômico e sustentável do Município avança e capacita equipe técnica de enxertia de Araucária Angustifólia

O Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município, juntamente com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, a Companhia Paranaense de Energia - COPEL, o Instituto Água e Terra - IAT e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA FLORESTAS promoveram, com produtores e técnicos, o Curso de Enxertia Araucária para Produção de Pinhão na cidade de Colombo, Paraná, no dia 2 de março.

O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal, doutor em ciências florestais, Ivar Wendling da EMBRAPA Florestas, no qual foram abortados diversos temas de relevância sustentável.

A capacitação faz parte do projeto de conservação sustentável, consorciando Pinheiro do Paraná, Araucária Angustifólia, com a Erva Mate, Ilex Paraguariensis, o qual teve início em 2019 na comunidade de Faxinal dos Soares, interior de Reserva do Iguaçu. Projeto este que vem beneficiando 24 famílias com a distribuição de mais de 9 mil mudas de Erva Mate, e que terá ampliação para 2020, onde buscará abranger para mais comunidades do nosso município.

O curso visou demonstrar a vantagens do consórcio e da enxertia, já que o pinheiro de enxerto é super precoce e pode gerar renda a partir do 6º (sexto) ano de plantio, além de produzir árvores menores que facilitam o trabalho do produtor.

O pinhão é o terceiro produtor florestal não madeireiro produzido no Paraná, atrás da erva-mate e do palmito, e possui um grande potencial de crescimento, por se tratar de um alimento com forte apelo cultural aos paranaenses.

O plantio de araucária para a produção de pinhões é muito atraente para os produtores de erva-mate sombreada, ainda mais na nossa região que possuí grande experiência nesse ramo.

“A ideia principal é trabalhar o cultivo integrado de uma espécie que tem bastante aceitação pelos agricultores familiares, neste caso a erva mate, consorciada com o plantio da espécie Araucária Angustifólia que corre severo risco de extinção à curto prazo, falando do viés econômico a Araucária, se corretamente manejada, também gerará rentabilidade ao produtor através da produção e venda do pinhão precoce através da técnica de enxertia.”, ressaltou a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Suzana Andria.