CHÁCARA RAMALHO RECEBEU CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADE LIVRE DE BRUCELOSE E TUBERCULOSE ANIMAL

Publicado em: 15/02/2023 15:52

Na tarde de ontem (14/02), a Chácara Ramalho recebeu a Certificação de propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose Animal.

A Certificação faz parte do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.

A Chácara Ramalho é a segunda propriedade atestada e certificada da Região de Guarapuava e a primeira de Reserva do Iguaçu. A certificação só foi possível em razão do trabalho da família Ramalho e do apoio dos técnicos da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural.

Estiveram presentes na entrega da certificação, representando os órgãos estaduais, Roberto de Oliveira - Presidente da APROLEC (Associação Produtora de Derivados de Leite e Queijo da Região de Guarapuava), Márcia Zago - Gerente Regional da ADAPAR, Bruno Krevoruczka - Gerente Regional do IDR-PR, Marcelo Barba Bellettini - Engenheiro de Alimentos do IDR-PR, Leandro Michalovicz - Extensionista Rural do IDR-PR, Sérgio Augusto Schneider - Representando o Chefe Regional do SEAB, Cristiano Ortolan e Roland Hedrich - Representando a ADAPAR, Nilton Krause - médico veterinário.

Representando o órgãos municipais, legislativo e executivo, o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Maria Mendes, o Chefe de Gabinete Régis Augusto Anderção, o Gestor Ambiental Ademar Capra, o médico veterinário Jorge Luiz Zandonai de Lara, o Técnico Agrícola Dilcinei Baitel, a médica veterinária Barbara Bischof, a Engenheira Agrônoma Elisa Borcat, a servidora Aparecida dos Santos Soares (representando o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural) e o Presidente da Câmara de Vereadores João Francisco Santos.

Na oportunidade, Márcia Zago - Gerente da ADAPAR, salientou a importância dessa certificação para a propriedade da família Ramalho e para Reserva do Iguaçu, visto que em toda a região de Guarapuava é a segunda propriedade certificada.

A Administração Municipal parabeniza a Família Ramalho pela conquista e pelo destaque no ramo de laticínios, bem como, toda a equipe técnica da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural que não mediu esforços para que a Chácara Ramalho conquistasse a certificação.