PROTEÇÃO DE CRIAÇÃO DE ABELHAS E PRODUÇÃO DE MEL NA COMUNIDADE DO PAINEIRA

Publicado em: 16/11/2022 16:01

As Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Agropecuária e Desenvolvimento Rural com apoio da Prefeitura Municipal desenvolvem atividades em prol do Meio Ambiente com a implantação do Projeto: ‘Produção de Mel’. Esse projeto desenvolvido pela prefeitura e custeado pelo IDR Local de Reserva do Iguaçu-PR, tem a função principal a produção de abelhas que são ótimas polinizadoras e consequentemente a produção de mel. Ainda se apresenta como mais uma alternativa de emprego e renda para o pequeno agricultor, melhorando a qualidade de vida e permanecendo no campo conforme comentou o Sr. José Maria Lustosa Mendes, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.

Dentro do Projeto foram beneficiados diretamente 07 famílias com caixas de abelhas sendo 10 unidades completas cada uma e 6,50 kg de cera alveolada para a produção de mel nas propriedades rurais. Sendo que indiretamente mais 08 famílias poderão utilizar da Casa do Mel na Comunidade para extração do mel oriundo de suas colmeias. O projeto contempla ainda a aquisição de um kit completo para a Casa do Mel, que será construída na sede da Comunidade do Paineira. Dentre os equipamentos a serem adquiridos tem-se a mesa desoperculadora com capacidade de 30 quadros, o decantador com capacidade de 400 kg e a centrífuga elétrica de 32 quadros sendo todos confeccionados com material inoxidável atendente as diretrizes da vigilância sanitária.

Além do apoio da prefeitura na construção da Casa do Mel, também os agricultores produtores de mel poderão usufruir de todo apoio da equipe técnica sobre o manejo das colmeias desde a captura de enxames voadores ou divisão de enxames das colmeias já existentes, até a alta produção de mel, haja vista ser o mel mais um produto rentável economicamente para melhorar a vida dos agricultores de acordo com o Sr. Clairton Pedrozo de Quadros, Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural.

Vale lembrar que esse projeto teve seu início na Comunidade Paineira mas será estendido para todas as comunidades rurais com essa mesma orientação, desde que tenham produtores que tem a intenção de produzir abelhas, e por conseguinte, o mel.

Quanto mais abelhas tivermos mais vida e mais biodiversidade florística havemos de ter, e, consequentemente mais alimentos, pois sem abelhas não teremos alimentos e a humanidade ficaria comprometida pelo simples fato da subsistência.