MÊS DE MARÇO

 

Publicado em: 04/03/2022 13:57 | Autor: Planejamento

Whatsapp

 

MARÇO

CÂNCER COLORRETAL
O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada de cólon. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
É o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Previna-se, procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde.

Imagens